Como blindar seu CPF contra fraudes com abertura indevida de empresas!

A facilidade de abertura de empresas pela internet, por meio do sistema integrado REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), trouxe agilidade, mas também abriu caminho para fraudes com uso indevido de dados pessoais.
Golpistas utilizam CPFs de terceiros para abrir empresas fictícias, gerando graves problemas fiscais e reputacionais às vítimas.
A seguir, explicamos como realizar o passo a passo para bloquear seu CPF no REDESIM e impedir fraudes:
1. Acesse o portal REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) através do link https://permissao.negocios.redesim.gov.br/
2. Faça login com sua conta gov.br
Importante: Utilize uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Caso ainda não tenha, acesse gov.br e eleve o nível da sua conta com biometria no aplicativo ou validação via internet banking.
3. Na tela altere de “Permitir Participar de CNPJ” para “Impedir Participação de CNPJ”.
Preencha o formulário eletrônico de bloqueio, você deverá declarar que deseja impedir que seu CPF seja utilizado na constituição de novas empresas no ambiente REDESIM, salvo mediante uso de certificado digital ou presença física. Confirme seus dados e envie a solicitação.
4. Aguarde a confirmação do bloqueio
Após a solicitação, a Junta Comercial enviará um comprovante ou número de protocolo. Guarde-o. A partir desse momento, qualquer tentativa de uso do seu CPF em abertura de empresa exigirá confirmação adicional.
5. Em caso de necessidade futura, desbloqueie temporariamente
Se desejar abrir empresa em algum momento, será possível solicitar o desbloqueio momentâneo para a prática do ato desejado, mediante autenticação.
Importante: o referido bloqueio é válido para novas empresas, não afetará a sua participação nas empresas vigentes.
Como medidas complementares de proteção, sugerimos a aquisição de um e-CPF (certificado digital) para garantir que qualquer uso societário do seu CPF dependa da sua assinatura eletrônica. A LCR poderá lhe apoiar na aquisição, entre em contato com nosso time!
A blindagem preventiva por meio do REDESIM é uma medida ainda pouco conhecida, mas extremamente eficaz.
Com poucos cliques e uma conta gov.br segura, você reduz drasticamente o risco de ser envolvido em fraudes empresariais. Prevenir é sempre mais eficaz, e menos custoso do que remediar.
Fonte de Pesquisa: Aleixo Pereira Advogados