Boletins

Prefeitura de SP reenvia 500 mil carnês de IPTU por erro em código de barras

Boletos duplicados enviados em março causaram confusão, e moradores chegaram a suspeitar de golpe. Um erro da Prefeitura de São Paulo nos códigos de barra do carnê do IPTU obrigou o reenvio de boletos a moradores de 500 mil endereços da capital paulista em março. Os boletos que se referiam à mesma cobrança, porém, causaram confusão, e houve gente que pensou se tratar de golpe. Em 2018, a cobrança do IPTU mudou na cidade de São Paulo. Até 2017, quem optava por pagar parcelado recebia os boletos a cada mês. Agora, o contribuinte recebe todos de uma vez só, num formulário que chega no começo do ano. A ideia, além de diminuir o risco de fraudes, era economizar papel. Roseane Lamas Granada foi uma das que recebeu a segunda via, em julho, na cor vermelha. O primeiro, enviado em fevereiro, havia sido impresso em azul. “Fui ver no site o que estava certo e o que estava errado”, conta Lamas, que optou por imprimir uma nova via no site, para garantir que não estava sendo vítima de golpistas. “A gente já paga demais, ainda vai pagar mais um pra quem não deve.” Dificuldade no pagamento “A gente recebeu alguns contribuintes que não estavam conseguindo efetuar o pagamento, então a gente fez uma remissão para alguns contribuintes que foi uma remissão também dessas nove parcelas, que é uma coloração mais avermelhada”, diz Pedro Gandra, subsecretário da Receita Municipal. “É uma coloração mais avermelhada”, explica Gandra. “A gente fez essa diferenciação justamente pra não gerar dúvida, pra pessoa não pensar que está recebendo [pela] segunda vez a mesma coisa.” Outros moradores, como o economista Victor Lopes, também receberam uma outra via, mas por outro tipo de erro. Ele aluga um imóvel no Centro e estava pagando as parcelas do imposto. Já tinha quitado algumas, mas recebeu em seguida mais dois carnês - um pelo apartamento e outro referente à garagem. Segundo a Prefeitura, no caso de Lopes, o que ocorreu foi o chamado desdobro do lote - já que nem todos os apartamentos do condomínio dele tem garagem, alguns devem pagar menos imposto que outros. A Prefeitura identificou essa diferença e fez a correção, enviando novos carnês, que estão valendo. “É um problemão [a possibilidade de ser um golpe], porque, uma vez que a pessoa paga, nunca mais vai ver esse dinheiro de volta”, afirma Lopes. “Tem que botar advogado pra ir atrás e tal, às vezes nem compensa o valor.” Sobre o erro no código de barras, a Secretaria da Fazenda disse que todo mundo já recebeu o novo boleto, portanto, é preciso desconfiar de qualquer boleto recebido a partir de agora. Em caso de dúvida, a melhor opção é imprimir no site. Fonte: g1.globo.com - Acesso em: 07/08/2018  


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